quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Haja paciência!

Paciência dirão uns que é a ciência da paz e estarão certos, outros poderão entendê-la como atributo de quem sofre, na derivação latina patientis de patis = sofrer, estarão certos também, outros poderão encontrar um significado diferente ligado às virtudes e resignação.
O importante do entendimento dessa palavra é saber para que ela serve, entender o sofrimento e retirar dele lições é sinal de virtude, portanto a paciência pode e deve estar diretamente ligada a um processo de aprendizado. Quando não se tem alternativas diante do sofrimento é fácil ser paciente no estrito significado daquele que sofre, mas diante de alternativas que se contrapõem, a palavra paciência deve nos fazer refletir sobre o que seria melhor fazermos diante de um dilema. Analisar as possibilidades e as consequências de nossas atitudes diante do ser, nos remete a pensar sobre nossa prática e a que tipo de sociedade queremos construir.
Fazer aos outros o que quereríamos que os outros nos fizessem é um modo muito interessante e prudente de medirmos as consequências de nossas atitudes, portanto ter paciência, pode ser um processo de aprendizado do ser enquanto ser social, perder a paciência é perder oportunidades.
Escrever também é um bom exercício de paciência e reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário